Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) é o serviço de inteligência civil do Brasil A função principal da agência é investigar ameaças reais e potenciais, bem como identificar oportunidades de interesse da sociedade e do Estado brasileiro, e defender o estado democrático de direito e a soberania nacional. Apesar de a agência ter sido criada há pouco tempo a atividade de inteligência no Brasil já existe desde 1927.
A área de atuação da Abin é definida pela Política Nacional de Inteligência, definida pelo Congresso de acordo com os focos indicados pelo Poder Federal como de interesse do país. A Abin é o órgão central do Sistema brasileiro de inteligência (Sisbin).
Como a maior parte dos órgãos estatais, os cargos da Abin são preenchidos, desde 1994, através de concurso. Ainda fazem parte da agência alguns ex-funcionários dos órgãos de inteligência que a antecederam, sobretudo do chamado SNI, criado durante a ditadura militar e extinto em 1990.
Tratando-se de órgão da administração direta integrante da presidência da república. É fiscalizada pelo controle externo exercido pelo Congresso Nacional, que possui uma comissão mista de senadores e deputados para este fim, denominada CCAI (Comissão Mista de Controle da atividade de inteligência).