O governo dos Estados Unidos tem se envolvido e ajudado na mudança de regimes ou governos estrangeiros sem a utilização ostensiva de força militar estadunidense. Muitas vezes essas operações são encarregadas pela Agência Central de Inteligência (CIA). Muitos dos governos alvo dos Estados Unidos foram eleitos democraticamente, ao invés de tratarem-se de governos autoritários ou ditaduras militares. Em muitos casos, os governos derrubados foram substituídos por ditaduras, por vezes, instalado com assistência estadunidense.
A mudança de regime tem sido tentada através da participação direta de agentes dos Estados Unidos, com o financiamento e o treinamento de grupos insurgentes dentro desses países, campanhas de propaganda anti-regime, golpes de Estado, e outras atividades, muitas vezes ilegais, geralmente realizadas como operações da CIA. Os Estados Unidos também tem realizado mudanças de regime por uma ação militar direta, como na sequência da invasão estadunidense ao Panamá em 1989 e a invasão do Iraque em 2003.
Alguns argumentam que agências governamentais não transparentes dos Estados Unidos que trabalham em segredo, por vezes, enganam ou não programam plenamente as decisões dos líderes civis eleitos e que isto tem sido um importante componente de muitas das tais operações. Alguns alegam que os Estados Unidos apoiaram golpes contra as democracias que viam como comunistas ou que possivelmente poderiam tornar-se comunistas
Os Estados Unidos também apoiaram secretamente grupos de oposição em vários países, sem necessariamente tentar derrubar o governo. Por exemplo, a CIA financiou partidos políticos anticomunistas em países como Itália e Chile, mas também rebeldes armados curdos que lutavam contra o governo do Partido Baath no Iraque na Segunda Guerra Curdo-Iraquiana anterior ao Acordo de Argel.
A Síria tornou-se uma república independente em 1946, porém o golpe de Estado de março de 1949, liderado pelo Chefe de Estado Maior do Exército Husni al-Za’im, terminou com o período inicial de governo civil. Za’im se reuniu pelo menos seis vezes com agentes da CIA nos meses anteriores ao golpe de Estado para discutir seu plano para tomar o poder. Ele solicitou o financiamento estadunidense, mas não se sabe se esta assistência foi prestada. Uma vez no poder, Za’im realizou várias decisões importantes que beneficiaram os Estados Unidos: aprovou o Gasoduto Trans-Arábico (TAPLINE), um projeto estadunidense destinado ao transporte de petróleo daArábia Saudita para os portos do Mediterrâneo. A construção da TAPLINE tinha sido adiada devido à intransigência da Síria. Za’im também melhorou as relações com dois aliados americanos na região: Israel eTurquia. Ele assinou um armistício com Israel, formalmente finalizando a guerra árabe-israelense de 1948 e renunciou reivindicações sírias a Província de Hatay, uma importante fonte de disputa entre Síria e Turquia. Za’im também reprimiu os comunistas locais. No entanto, o regime de Za’im foi de curta duração; foi derrubado em agosto, apenas quatro meses e meio depois de tomar o poder.[2] [3] [4] [5]Síria – 1949
Irã – 1953
O golpe foi liderado pelo agente da CIA, Kermit Roosevelt, Jr. (neto do presidente Theodore Roosevelt). Com a ajuda da inteligência britânica, a CIA planejou, financiou e implementou a Operação Ajax. Nos meses que antecederam o golpe, o Reino Unido e os EUA impuseram um boicote ao país, exerceu outras pressões políticas, e realizou uma campanha maciça de propaganda encoberta para criar o ambiente necessário para o golpe. A CIA contratou agentes provocadores iranianos que representavam como comunistas, perseguindo líderes religiosos e encenaram um bombardeio da casa de um clérigo para fazer a comunidade religiosa islâmica voltar-se contra o governo. Para o público dos EUA, a CIA planta artigos em jornais dos EUA dizendo que o retorno doxá Mohammad Reza Pahlavi, para governar o Irã resultou de uma revolta contra o autóctone que estava sendo representado ao público dos EUA como um governo de tendência comunista. A CIA utilizou com sucesso os seus contatos com a Associated Press para colocar nas agências de notícias dos EUA em uma declaração de Teerã sobre decretos reais que a própria CIA havia escrito .
O golpe fracassou e inicialmente o Xá fugiu do país. Após quatro dias de motins, xiitas provocaram protestos de rua apoiados por unidades do exército pró-Xá derrotando as forças de Mossadegh e o xá retornou ao poder Após o golpe, o seu governo foi mais autocrático, com pouca preocupação para a democracia.
Os defensores do golpe têm argumentado que Mossadegh tornou-se de facto ditador do Irã, citando a sua dissolução do Parlamento e da Suprema Corte, e sua abolição de eleições livres com voto secreto, depois que declarou vitória num referendo em que reivindicou 99,9 % dos votos. Darioush Bayandor alegou que a CIA fracassou na tentativa de golpe e que uma revolta popular, instigada pelos mais importantes clérigos xiitas, como o Grande Ayatollah Seyyed Hossein Borujerdi e Abol-Ghasem Kashani (que estavam certos de que Mosaddegh estava levando o país em direção à indiferença religiosa, e temiam que ele havia banido do Xá), instigaram protestos de rua para retornar ao poder o xá quatro dias após o fracassado golpe.
A CIA posteriormente utilizou o aparente sucesso do seu projeto de golpe de Estado iraniano para reforçar a sua imagem nos círculos do governo norte-americano. Eles expandiram seu alcance em outros países, tendo uma maior parcela de recursos de inteligência americana com base em seu histórico no Irã .
Tibete – Década de 1950
A CIA armou uma insurreição anti-comunista, durante décadas, para se opor a invasão do Tibete por forças chinesas e controle a posteriori do Tibete pela República Popular da China. O programa teve um recorde de fracasso quase que absoluto.
Guatemala – 1954
A CIA participou da derrubada do governo democraticamente eleito da Guatemala, liderado por Jacobo Arbenz. Arbenz foi eleito sem uma votação secreta. Ele se considerava um comunista e se juntou ao Partido Comunista em 1957. Sua reforma agrária, concebida pelo Partido Comunista, foi julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, que ele em seguida removeu. Seu regime abertamente elogiado Stalin, invocado pelos comunistas para decisões importantes, recebeu armas do bloco soviético. A CIA interveio, pois temia que uma ditadura comunista fosse uma cabeça de ponte soviética no Hemisfério Ocidental, e porque estava protegendo, entre outros, quatrocentos mil hectares de terras da United Fruit Company havia adquirido, a empresa multinacional de Wall Street era protegida de perto pelo diretor da CIA, Allan Dulles.
Indonésia – 1958
Cuba – 1959
O maior e mais complicado esforço para um golpe, aprovado na Casa Branca, foi a operação da Baía dos Porcos. De acordo com as iniciativas das administrações Eisenhower e Kennedy, a CIA treinou exilados e refugiados cubanos anti-comunistas para desembarcar em Cuba e na tentativa de derrubar o governo de Fidel Castro. Planos formados sob Eisenhower foram reduzidas sob Kennedy.
A CIA fez uma série de tentativas para assassinar Fidel Castro, muitas vezes com aprovação da Casa Branca, como a Operação Mongoose.
República Democrática do Congo – 1960
Em 1960, a Bélgica concedeu independência ao seu território mais valioso, o Congo Belga. Um líder da luta anti-colonial bem sucedido, Patrice Lumumba foi eleito para ser o primeiro primeiro-ministro do país que, após sua independência do domínio colonial se tornou conhecido como a República Democrática do Congo.
Logo após a eleição, durante a Crise do Congo, a CIA e o governo belga orquestraram um golpe militar para derrubar o governo de Lumumba do poder. Lumumba foi posteriormente assassinado na prisão .
República Dominicana – 1961
A CIA apoiou a derrubada de Rafael Trujillo, ditador da República Dominicana, em 30 de maio de 1961. Em um relatório ao Procurador Geral Adjunto dos Estados Unidos, oficiais da CIA descreveram a agência como tendo “nenhuma parte ativa” no assassinato e somente uma “conexão fraca” com os grupos que planejaram o assassinato, mas uma investigação interna da CIA, por seu Inspetor Geral, revelou um “envolvimento bastante extenso da agência com os conspiradores”.
Iraque – 1963
Em fevereiro de 1963, os Estados Unidos apoiaram um golpe contra o governo do Iraque, liderado pelo general Abd al-Karim Qasim, que cinco anos antes tinha deposto a monarquia iraquiana aliada do Ocidente. Os EUA estavam preocupados com a crescente influência dos comunistas no governo iraquiano, bem como suas ameaças de invadir o Kuwait, o que quase causou uma guerra entre o Iraque e a Inglaterra.
Enquanto Qasim foi realmente morto por um pelotão de fuzilamento do partido Baath, que o derrubou, não havia um plano da CIA em separado para incapacitá-lo. Em sua solicitação, afirma que a morte do alvo não seria inaceitável para eles, mas não era o objetivo principal: “Conscientemente, não procuram a remoção permanente do individuo de cena, mas que também não objeto que deve desenvolver tal complicação”
Washington logo fez amizade com o regime sucessor. “Quase certamente um ganho para o nosso lado”, Robert Komer, um assessor do Conselho de Segurança Nacional, escreveu ao presidente John F. Kennedy no dia do golpe.
Isso que Komer escreveu em memorando para Kennedy, sem gastar nenhum tempo em pesquisa adicional, pode sugerir, mas não se confirmar, que o Conselho de Segurança Nacional, uma comissão de aprovação de operações secretas, ou Kennedy sabiam do plano contra Qasim.
Embora a oposição dos EUA ao regime Qassim fosse indiscutível, alguns estudiosos têm contestado a ideia de que a CIA desempenhou qualquer papel direto na sua remoção.
Vietnã do Sul – 1963
Brasil – 1964 Mais informações: Atividades da CIA no Brasil
João Goulart, presidente democraticamente eleito, foi derrubado por um golpe militar apoiado pela CIA em março de 1964. Em 30 de março, o adido militar estadunidense noBrasil, coronel Vernon A. Walters, telegrafou à Casa Branca confirmando que havia se encontrado com o general Ulhoa Cintra naquela madrugada. Este lhe informou de uma reunião em que generais do Exército Brasileiro que se comprometeram a agir contra Goulart, independentemente do apoio dos EUA. Ulhoa Cintra mencionou que o golpe havia sido articulado por vários generais para aquela semana, mas não havia ainda uma data confirmada.
Transcrições tornadas públicas das comunicações entre o embaixador estadunidense no Brasil, Lincoln Gordon, e o governo dos EUA mostram que, prevendo uma guerra civil, o presidente Lyndon Johnson autorizou que material logístico estivesse no local para apoiar um golpe secundário da rebelião como parte da Operação Brother Sam.
Nos telegramas, Gordon reconhece também o envolvimento dos EUA no “apoio encoberto para manifestações de rua pró-democracia … e incentivo [do] sentimento democrático e anti-comunista no Congresso, nas forças armadas, no ambientes de trabalho e grupos de estudantes, igreja, e nas empresas” e que ele “poderia pedir um modesto financiamento suplementar para outros programas de ação encobertas em um futuro próximo.”
República do Gana – 1966
Em 24 de fevereiro de 1966, Kwame Nkrumah, o presidente de Gana, foi derrubado em um golpe militar apoiado pela CIA, enquanto estava em uma visita de Estado ao Vietnã do Norte e a China.
Iraque – 1968
O líder do novo governo Baathista, Abdul Salam Arif, morreu em 1966 e seu irmão, Abdul Rahman Arif, não um ba’athista, assumiu a presidência. Said K. Abuirsh alega que, em 1967, o governo do Iraque estava muito perto de dar novas concessões para o desenvolvimento de enormes campos de petróleo no país para a França e URSS. Sugeriu que Robert Anderson, ex-secretário do Tesouro sob o presidente Dwight D. Eisenhower, encontrou-se secretamente com o Partido Ba’ath e chegou a um acordo negociado, segundo a qual tanto as concessões dos campos de petróleo e enxofre extraído no norte do país iriam para empresas dos Estados Unidos se o Baath tomasse o poder novamente. Em 1968, a CIA supostamente apoiou o golpe de Ahmed Hassan al-Bakr do Partido Baath, trazendo Saddam Hussein para o limiar do poder .
O adjunto da CIA para o Oriente Médio Archibald Roosevelt (neto do presidente Theodore Roosevelt e primo de Kermit Roosevelt, Jr.) foi citado pelo ex-oficial da NSC, Roger Morris, dizendo, em relação aos oficiais do Partido Ba’ath do Iraque em sua folha de pagamento durante os golpes “Eles são os nossos garotos, comprados e pagos, mas você sempre tem de lembrar que essas pessoas não podem ser confiáveis.”
O ex-Chefe de Divisão da CIA no Oriente Médio, James Chritchfield, sustenta que a CIA desempenhou nenhum papel direto no golpe de 1963, mas que viam o Partido Baath favoravelmente e ofereceram apoio depois de terem retomado. Ele se referiu aos golpes subseqüentes que levaram Saddam ao poder como “contra-golpes” que permitiram aos “radicais” elementos do Partido. “Nós não identificamos um movimento radical dentro do Baath”, disse ele. “Esse foi o nosso erro – que nos surpreendeu” Os EUA romperam todas as relações com o Iraque em 1967. Depois que al-Bakr tomou o poder em 1968, as relações permaneceram completamente cortadas por 16 anos e os EUA fizeram as vendas clandestinas de armas ao Iraque em uma lei aprovada pelo Congresso. Em junho de 1972, o governo do Iraque nacionalizou os recursos de petróleo daBritish Petroleum, Royal Dutch Shell, Compagnie Française des Petroles, Mobil Oil e Standard Oil de New Jersey.
Os registros oficiais da CIA não indicam que a CIA apoiou o golpe de 1968 no Iraque
David Wise, um autor baseado em Washington que tem escrito extensivamente sobre a espionagem na Guerra Fria, contestou a ideia de que a CIA apoiou o golpe de 1968, possui como analista de Oriente Médio James Phillips. De acordo ao um relatório 2003 por Common Dreams “muitos especialistas, incluindo os estudiosos dos negócios estrangeiros, dizem que há poucos indícios de envolvimento dos EUA no Iraque na década de 1960”, embora seja amplamente reconhecido que a CIA trabalhou para desestabilizar o regime de Qassem na primeira parte da década. Robert Dreyfuss, em seu livro Devil’s Game, afirma que o governo de Johnson, na verdade, se opôs ao golpe de 1968 e utilizou o xá do Irã como um contraponto ao estabelecido regime ba’athista. Um estudo de 2006 concluiu que o suposto papel da CIA no golpe de Estado “não pode ser considerado histórico” na ausência de provas mais convincentes. As investigações da Church Committee e Pike Committee não encontrou qualquer evidência de envolvimento da CIA no Iraque fora de um pequeno número de parcelas contra Qasim no início da década.
Chile – 1973
A hostilidade do governo dos EUA para a eleição do presidente socialista Salvador Allende foi fundamentada em documentos tornados públicos durante a administração Clinton, envolvendo a CIA, que mostram que agentes secretos foram inseridos no Chile, a fim de impedir de surgir um governo marxista e com a finalidade de espalhar propaganda anti-Allende. Enquanto nos EUA, a hostilidade do governo com o governo democraticamente eleito de Allende é inquestionável, o papel dos EUA no golpe de Estado continua a ser um assunto altamente controverso.
A CIA, como narra o relatório do Church Committee, esteve envolvida em várias parcelas destinadas a eliminar Allende e depois fazer os chilenos votarem em uma nova eleição onde ele não seria um candidato: tentou subornar o Congresso chileno para impedir a sua nomeação, tentou fazê-lo exilar, trabalhou para influenciar a opinião pública contra ele para impedir sua eleição, tentou frustrar suas aspirações políticas durante a administração de Lyndon B. Johnson, e financiou protestos projetados para levar o país à uma paralisação e fazê-lo renunciar. Convencidos de que uma revolta militar convencional não era ainda possível no Chile, a CIA, agindo com a aprovação do Comitê dos 40, o órgão encarregado de supervisionar as ações secretas no exterior, planejou o que na verdade foi um golpe de Estado constitucional. A forma mais rápida para impedir Allende de tomar posse era de alguma forma convencer o Congresso chileno para confirmar Jorge Alessandri como o vencedor da eleição. Uma vez eleito pelo congresso, Alessandri, de um partido através de intermediários, que estava preparado para renunciar a sua presidência em uma questão de dias, para que novas eleições pudessem ser realizadas.
A CIA também tomou conhecimento de um número de tramas de estabelecer uma ditadura militar. Embora claramente recusasse a ajudar materialmente qualquer uma delas, e realmente trabalhou para impedir algumas mais improváveis por medo de que iria falhar e fortalecer a Allende, que também incentivou várias e não fez nada de impedi-las. Assegurou aos conspiradores que tal evento seria bem-vindo em Washington e que os EUA não caracterizariam cortar ajuda sobre possíveis violações de direitos humanos.
Afeganistão – 1973-1974
Roger Morris, escrevendo para o Asia Times, afirmou que entre 1973 e 1974, a CIA começou a oferecer apoio secreto para os rebeldes radicais islâmicos no Afeganistão com a premissa afirmação de que o governo autoritário liderado por Mohammed Daoud Khan poderia ser um instrumento susceptível de agressão militar soviética no sul da Ásia. Morris argumenta que os soviéticos também tinham mostrado qualquer inclinação para usar os afegãos notoriamente os rebeldes e seu exército para qualquer objetivo expansionista. Morris afirma que durante este período os dirigentes da política externa dos EUA viam os soviéticos, como estando sempre “em marcha”. O apoio secreto dos Estados Unidos aos rebeldes islâmicos cessou na sequência de uma revolta fracassada em 1975.
Em 1974, os islamitas traçaram um golpe militar, mas regime de Daoud descobriu a trama e os líderes foram presos, pelo menos aqueles que não escaparam ao Paquistão. No ano seguinte, os islâmicos tentaram uma revolta fracassada no Vale do Panjshir.
Michael Rubin, do Middle East Review of International Affairs, registra somente o apoio secreto paquistanês a dois golpes de Estado fracassados contra Daoud, sem qualquer papel aparente CIA. Rubin afirma que o ISI possuía razão para o medo do regime afegão, observando que Daud havia por duas vezes mobilizado para a guerra com o Paquistão no início dos anos sessenta e que os afegãos estavam secretamente armando rebeldes separatistas pashtuns no país.
Iraque – 1973-1975
A CIA conspira com o xá do Irã para financiar e armar os rebeldes curdos, na tentativa de derrubar Ahmed Hassan al-Bakr . Quando o Irã e o Iraque assinam um tratado de paz em 1975, o apoio cessa. O Xá nega o refúgio aos curdos no Irã, mesmo que muitos são massacrados. Os EUA decide não pressionam o assunto com o Xá. “A ação secreta não deve ser confundida com trabalho missionário”, declara o Secretário de Estado Henry Kissinger. Subseqüentemente, Al-Bakr, em 1979 tenta despromover o vice-presidente, Saddam Hussein, a uma posição de relativa obscuridade. Saddam responde com um contra-golpe, forçando al-Bakr a demitir-se, com a realização de uma purga brutal a centenas de baathistas e nomendo-se presidente.
A traição norte-americana aos curdos foi investigada pelo Comitê de Pike, que a descreveu como cínica e egoísta. Tem sido argumentado que manchou a imagem dos Estados Unidos com um dos grupos mais pró-ocidentais no Oriente Médio.
Argentina – 1976
O governo democraticamente eleito da Argentina, liderado por Isabel Martínez de Perón foi derrubado com sucesso por um golpe militar em março de 1976. Oito dias antes do golpe, o almirante Emilio Eduardo Massera, chefe da Marinha da Argentina e um grande golpista, voltou-se para o embaixador Robert Hill, embaixador dos EUA na Argentina, para ajudar na obtenção de uma recomendação para uma empresa de relações públicas norte-americana que iria administrar a campanha de propaganda argentina dos líderes do golpe para o golpe e pela violenta repressão exercida contra ativistas de direitos humanos e pela democracia que se seguiriam. O embaixador Hill, afirmou que o governo dos Estados Unidos não poderia interferir nos assuntos desse tipo e forneceu ao almirante Massera uma lista de conceituadas empresas de relações públicas mantidas pela Embaixada. Além disso, mais de dois meses antes do golpe, os golpistas consultaram altos funcionários norte-americanos na Argentina sobre o golpe, e o embaixador Hill informou a Washington que os golpistas militares foram incentivados e estavam “cientes do problema” das mortes que poderiam causar e “já estavam se concentrando em maneiras de evitar que questões de direitos humanos tornem-se um irritante nas relações entre EUA e a Argentina”, por ser pró-ativo com a preparação da operação de relações públicas.
Planejadores dos EUA tinham conhecimento de que o golpe seria improvável suceder sem a repressão assassina. Dois dias depois do golpe de Estado, Secretário Adjunto para a América Latina, William Rogers, informou o secretário de Estado Henry Kissinger, que “não devemos, neste momento apressar e abraçar este novo regime”, porque ele esperava significativos de repressão a seguir ao golpe.
“Eu acho que também temos de esperar uma certa quantidade de repressão, provavelmente, uma boa quantidade de sangue, na Argentina antes de demasiado tempo. Acho que eles vão ter que vir com muita força, não só sobre os terroristas, mas na dissidentes de organizações sindicais e seus partidos. “
Mas Kissinger fez a sua preferência clara: “Qualquer chance que eles tenham, precisarão de um pouco de incentivo… porque eu quero incentivá-los eu não quero dar a sensação de que eles são assediados pelos Estados Unidos.”
Afeganistão – 1978-Década de 1980
O presidente Carter reagiu com “choque de boca aberta” à invasão soviética do Afeganistão, e começou imediatamente armar os rebeldes afegãos . Os soviéticos, várias vezes pouco antes da invasão, haviam encenado conversas com os líderes afegãos, sugerindo que não tinham o desejo de intervir, mesmo quando o Politburo estava com muita hesitação, considerando tal intervenção. Embora alguns tenham argumentado que os EUA prestaram assistência financeira aos dissidentes afegãos, incluindo os islamistas e outros militantes, antes da invasão, junto com um desejo soviético para proteger o governo esquerdista afegão, ajudaram a convencer os soviéticos a intervir, os soviéticos executaram o presidente afegão e seu filho, substituindo-o por um regime fantoche, imediatamente após a invasão por medo de que os EUA tivessem secretamente vindo a colaborar com ele.
Um estudo de 2002 revelou que, no âmbito da Revolução Iraniana, os Estados Unidos haviam buscado aproximação com o governo afegão, uma perspectiva que a URSS acreditava ser inaceitável (especialmente como sua própria influência sobre o regime estava se esgotando). Assim, os soviéticos intervieram para preservar sua esfera de influência no país.[52]
Uma das mais longas e mais caras operações secretas da CIA foi o fornecimento de bilhões de dólares em armas para os militantes afegãos mujahideens. A CIA forneceu assistência aos insurgentes fundamentalistas através dos serviços secretos paquistaneses, a Inter-Services Intelligence (ISI), em um programa chamado Operação Ciclone. Algo entre US $ 2 a $ 20 bilhões em fundos dos EUA foram canalizados para o país para treinar e equipar as tropas com armas
De acordo com “Progressive South Asia Exchange Net”, afirmando citar um artigo no Le Nouvel Observateur, a política dos EUA, sem o conhecimento até dos Mujahideen fez parte de uma estratégia maior de finalidade “para provocar uma intervenção militar soviética.”O artigo inclui uma breve entrevista com o Conselheiro de Segurança Nacional de Carter, Zbigniew Brzezinski, no qual ele é citado como tendo dito que os EUA forneceram ajuda para os mujahideens antes da invasão soviética, a fim de provoca-la deliberadamente. Brzezinski se negou a precisão da entrevista. De acordo com Brzezinski, o NSC um grupo de trabalho sobre o Afeganistão escreveu vários relatórios sobre a deterioração da situação em 1979, mas o presidente Carter os ignorou até a intervenção soviética destruir suas ilusões. Brzezinski declarou que os EUA forneceram desde equipamentos de comunicação a auxílio financeiro limitado aos mujahideen antes da invasão “formal”, mas somente em resposta à implantação das forças soviéticas ao Afeganistão e do golpe de 1978, e com a intenção de impedir uma maior invasão soviética na região. Dois documentos desclassificados assinados por Carter pouco antes da invasão que autorizam a prestação “de forma unilateral ou através de países terceiros como o apoio adequado aos insurgentes afegãos quer sob a forma de dinheiro ou suprimentos não-militares” e da distribuição “mundial” de “propaganda não-atribuível” para “expor o governo de esquerda afegão” como “despótico e subserviente à União Soviética” e “divulgar os esforços dos insurgentes afegãos para recuperar a soberania do seu país”; mas os registros também mostram que o fornecimento de armas aos rebeldes não começou até 1980.
A invasão e ocupação soviética matou até 2 milhões de afegãos. Brzezinski defendeu o armamento dos rebeldes, em resposta, dizendo que “foi muito importante para acelerar o fim do conflito”, salvando assim a vida de milhares de afegãos, mas “não na decisão do conflito, porque na verdade o fato é que mesmo que os mujaheddins não fossem ajudados, eles teriam continuado lutando sem a nossa ajuda, porque também estavam recebendo um monte de dinheiro do Golfo Pérsico e dos países árabes, e eles não iriam parar. Eles não decidiram lutar porque nós exortamo-os. São lutadores, e preferem ser independentes. Apenas acontece um complexo curioso:… eles não gostam de estrangeiros com armas em seu país. E iam para combater os soviéticos. Dar-lhes as armas foi um passo muito importante para derrotar os soviéticos….”.
Com o financiamento dos EUA e outros, o ISI armou e treinou mais de 100.000 insurgentes. Em 20 de julho de 1987, a retirada das tropas soviéticas do país foi anunciada em conformidade com as negociações que levaram aos Acordos de Genebra de 1988, com os últimos soviéticos deixando o solo afegão em 15 de fevereiro de 1989.
Os alicerces iniciais da al-Qaeda foram construídos, em parte, das relações e do armamento que vieram dos bilhões de dólares em apoio dos EUA para os mujahideens afegãos durante a guerra para expulsar as forças soviéticas do país. O atentado inicial do World Trade Center em 1993, os ataques contra as embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia, o ataque ao USS Cole, e os ataques de 11 de setembro de 2001 foram todos supostamente ligados a indivíduos e grupos que ao mesmo tempo foram armados e treinados pelos Estados Unidos e/ou seus aliados.
Turquia – 1980
Um dia antes do golpe militar de 12 de setembro de 1980 cerca de 3.000 soldados norte-americanos da RDF começaram uma manobra da Anvil Express em solo turco. No final de 1981, um Conselho de Defesa Turco-Americano (em turco: Türk-Amerikan Savunma Konseyi) foi fundado. O ministro da Defesa Ümit Haluk e Richard Perle, em seguida, Subsecretário da Defesa de política de segurança internacional da nova administração Reagan, e o chefe de gabinete adjunto Necdet Öztorun participaram da sua primeira reunião em 27 de abril de 1982.
O apoio estadunidense ao golpe foi reconhecido pelo chefe de estação da CIA em Ancara, Paul Henze. Depois que o governo foi derrubado, Henze telegrafou paraWashington, dizendo: “nossos rapazes [em Ancara] fizeram isso”. Isto tem criado a impressão de que os Estados Unidos estavam por trás do golpe. Henze negou durante uma entrevista em junho de 2003 na CNN Türk Manşet, mas dois dias depois Birand apresentou uma entrevista gravada com Henze em 1997 em que ele basicamente confirmou a história a Mehmet Ali Birand. O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou o golpe durante a noite entre 11 e 12 de setembro: os militares haviam telefonado para a embaixada dos Estados Unidos em Ancara para alertá-los do golpe com uma hora de antecedência.
Polônia – 1980-1981
Irã – 1980
Alegado sinal verde dos EUA para Saddam
As relações diplomáticas com o Iraque tinham sido cortadas logo após a Guerra dos Seis Dias de 1967 entre árabes e israelenses. Uma década depois, após uma série de grandes acontecimentos políticos, particularmente após a Revolução Iraniana e a apreensão de funcionários da embaixada na crise dos reféns do Irã de 1979-1981, o presidente Jimmy Carter ordenou uma revisão da política americana para o Iraque.
De acordo com Kenneth R. Timmerman, a “revolução islâmica no Irã chateou toda a equação estratégica na região. Principal aliado dos EUA no Golfo Pérsico, o Shah, foi posto de lado da noite para o dia, e mais ninguém no horizonte poderia substituí-lo como a garantia dos interesses dos EUA na região. ”
Durante a crise, o líder iraquiano Saddam Hussein tentou tirar proveito da desordem da Revolução, da fraqueza das forças armadas iranianas e do antagonismo da revolução com os governos ocidentais. Os militares iranianos haviam sido desativados durante a revolta e com o Xá deposto, Hussein tinha ambições para posicionar-se como o novo homem forte do Oriente Médio. “Ele condenou a invasão soviética do Afeganistão e assinou uma aliança com a Arábia Saudita para bloquear a tentativa apoiada pelos soviéticos para assumir o Iêmen do Norte. Em 1979, ele também permitiu que a CIA, que antes tinha atacado tão virulentamente, para abrir um escritório em Bagdá.”Zbigniew Brzezinski, conselheiro de Segurança Nacional do presidente Carter,” começou a olhar mais favoravelmente para Saddam Hussein como um contrapeso potencial para o aiatolá Khomeini e como uma força a contenção do expansionismo soviético na região. ”
A insinuação da mudança na atitude dos EUA em relação ao Iraque foi acolhida muito favoravelmente em Bagdá… Saddam Hussein acreditava que o reconhecimento pelos Estados Unidos sobre o papel do Iraque como contra o radical e fundamentalista Irã iria aumentar a sua ambição de se tornar o chefe reconhecido do mundo árabe. … Saddam teve uma antiga pontuação para liquidar com os iranianos sobre a sua fronteira sul. Ele nunca tinha gostado do acordo assinado com o Xá em 1975. Sentiu-se confiante de que poderia recuperar o território perdido e, provavelmente, derrubar o regime anti-americano em Teerã por tomar uma ação militar rápida. Ele não tinha ilusões de que os Estados Unidos apoiariam abertamente a guerra que propunha começar. Mas se livrar do Aiatolá Khomeini estava claramente no interesse norte-americano, e em muitas outras maneiras os Estados Unidos e o Iraque poderiam se beneficiar um ao outro, Saddam acreditava. Era hora de renovar as relações diplomáticas com Washington e avançar rapidamente para formas mais elaboradas de cooperação estratégica. p. 75
O biógrafo Said K. Aburish, autor de Saddam Hussein: The Politics Of Revenge, diz que o ditador iraquiano fez uma visita a Amã, no ano de 1979, antes da Guerra Irã-Iraque, onde se encontrou com o rei Hussein e, muito possivelmente, três agentes da Agência Central de Inteligência (CIA). Aburish diz que há “evidências consideráveis de que ele discutiu seus planos para invadir o Irã com os agentes da CIA.” Timmerman registra que as autoridades norte-americanas reuniram somente com o rei Hussein, precisamente na mesma data, observando que essa “sessão ultra-secreta de negociações foi ideia de Brzezinski “. Ele cita o agente do Conselho de Segurança Nacional e ex-assessor Gary G. Sick:
Brzezinski estava permitindo que Saddam assumisse que houve um sinal verde dos EUA para a invasão do Irã, porque não havia sinal vermelho explícito. Mas dizer que os EUA planejaram e traçaram tudo com antecedência simplesmente não é verdade. Saddam tinha suas próprias razões para invadir o Irã, e elas eram suficientes. p. 76
De acordo com as memórias de Zbigniew Brzezinski, os Estados Unidos, inicialmente adotaram uma posição neutra em grande parte a respeito da Guerra Irã-Iraque, com algumas pequenas exceções. Primeiro, os EUA agiram em uma tentativa de evitar o alargamento do confronto, em grande parte, a fim de evitar uma perturbação adicional para o fornecimento de petróleo mundial e para honrar garantias de segurança dos EUA à Arábia Saudita. Como resultado, os EUA reagiram ao movimento de tropas soviéticas, na fronteira do Irã, informando a União Soviética que defenderia o Irã em caso de invasão soviética. Os EUA também tomaram medidas para defender a Arábia Saudita, e pressionaram os estados vizinhos para não se envolverem na guerra. Brzezinski caracteriza este reconhecimento do Oriente Médio como uma região estratégica vital em pé de igualdade com a Europa Ocidental e o Extremo Oriente como uma mudança fundamental na política estratégica dos EUA. Segundo, os Estados Unidos exploraram se a Guerra Irã-Iraque iria oferecer alavancagem com a qual poderiam resolver a crise dos reféns iranianos. Neste sentido, a administração Carter explorou o uso tanto das “cenouras”, sugerindo que poderiam oferecer assistência militar ao Irã após a libertação dos reféns, como de “paus”, desencorajando a assistência militar israelense ao Irã e sugerindo que estes poderiam oferecer assistência militar ao Iraque se os iranianos não libertassem os reféns. Terceiro como a guerra avançava, a liberdade de navegação, especialmente no Estreito de Ormuz, foi considerada uma prioridade crítica.
Esforço para desestabilizar através da guerra
Durante a guerra, os EUA trabalharam secretamente para desestabilizar o Irã e o Iraque. Em 1982, o momento da guerra tinha mudado a favor do Irã, que estava ameaçando Basra, segunda maior cidade do Iraque. De acordo com um depoimento de 1995 pelo oficial do Conselho de Segurança Nacional de Reagan, Howard Teicher, “Na primavera de 1982, o Iraque esteve à beira de perder sua guerra com o Irã… Em junho de 1982, o presidente Reagan decidiu que os Estados Unidos… fariam o que fosse necessário e legal para impedir o Iraque de perder a guerra com o Irã”.
Mas em 1985, os EUA estavam trabalhando para conter os iraquianos. Um memorando de maio 1985 o diretor da CIA, Casey disse: “Nossa inclinação para o Iraque foi oportuna quando o Iraque era contra as cordas e a revolução islâmica estava em um rolo. O tempo pode agora ter de vir a se inclinar para trás…” Em Setembro de 1986, o oficial de Reagan Oliver North prometeu que os EUA poderiam “levar a nossa influência para com certas nações árabes amigáveis” para derrubar o regime de Saddam Hussein anteriormente, em fevereiro de 1986, enquanto estas discussões secretas estavam ocorrendo, o Irã marcou uma grande vitória, capturando a península de Fao do Iraque. The New York Times (1/19/87) relatou que oficiais do governo iraquiano acreditavam que sua derrota em Fao “foi devido a falha de inteligência dos EUA.” O Iraque detectou movimentos de tropas iranianas, disse o oficial iraquiano, mas os EUA “continuaram a dizer-nos que o ataque iraniano não seria dirigido contra Fao.” Quando o Iraque atacou intencionalmente o USS Stark, no entanto, os EUA não puniram o Iraque. A partir de 24 de julho de 1987 a. 26 setembro de 1988, a Marinha dos EUA lançou a Operação Earnest Will, em que os estadunidenses escoltaram e protegeram petroleiros do Kuwait de ataques iranianos, a pedido do Kuwait . A Operação Earnest Will foi a maior operação de comboio naval realizada pelos EUA desde a Segunda Guerra Mundial e constituíram em uma política de “intervenção neutra”, calculada para ser deteriorável para o Irã, mas oficialmente a manutenção da política dos EUA de neutralidade.
Entre 1987 e 1988, os EUA estavam engajados em um esforço secreto para espionar o Irã com aeronaves, no que foi chamado de Operação Eager Glacier. Em 18 de abril de 1988, os EUA lançaram a Operação Mantis Praying, reivindicado pelos EUA como uma resposta à explosão do USS Samuel B. Roberts. Até o final da operação, a frota americana havia danificado as instalações navais e de inteligência iraniana em duas plataformas de petróleo inoperável no Golfo Pérsico, e afundado pelo menos três embarcações rápidas armadas iranianas, uma fragata e uma canhoneira de ataque rápido. Outra fragata iraniana foi danificada na operação. Esta operação norte-americana é creditada para com forçar o Irã a concordar com um cessar-fogo com o Iraque. Além disso, a Organização dos Mujahidin do Povo Iraniano apoiada pelos EUA invadiu o Irã a partir de sua base no Iraque, pouco após o fim da Guerra Irã-Iraque, em uma tentativa fracassada de derrubar o governo do Irã.
Nicarágua – 1981-1990
De 1981 a 1990, a CIA plantou minas em portos civis e afundando navios civis em uma tentativa de derrubar o governo sandinista da Nicarágua. Os EUA também armaram e treinaram a insurgência guerrilheira “Contras” para desestabilizar o governo nicaragüense.
Desestabilização através de recursos da CIA
Em 1983, a CIA criou um grupo “Unilaterally Controlled Latino Assets” (UCLAs), cuja tarefa era “sabotagem de portos, refinarias, barcos e pontes, e tentar fazer com que pareça que os contras tinham feito isso.” Em Janeiro de 1984, esse UCLA realiza a operação para a qual seria mais conhecido, a gota d’água que levou à ratificação daEmenda Boland, o ataque de vários portos nicaragueses, que afundaram vários barcos da Nicarágua, danificou pelo menos cinco navios estrangeiros, e trouxe uma avalanche de condenação internacional sobre os Estados Unidos.
Armando os Contras
Os Contras, com base na vizinha Honduras, travaram uma guerra de guerrilha da insurgência, em um esforço para derrubar o governo da Nicarágua e de tomar o poder. A forma de guerra dos Contras era “um abuso consistente e sangrento dos direitos humanos, com assassinatos, torturas, mutilações, estupros, incêndios, destruição e seqüestros.” Os Contras “sistematicamente se envolveram em abusos violentos … tão prevalente que estes possam ser ditos ser o seu principal meio de fazer a guerra.” Um relatório daHuman Rights Watch descobriu que os Contras eram culpados por visar unidades de saúde e profissionais de saúde para o assassinato; seqüestro de civis; tortura e execução de civis, incluindo crianças, que foram capturadas em combate, estupro de mulheres, atacar indiscriminadamente civis e casas de civis; apreender bens civis; e queimar casas de civis em cidades capturadas .
A Emenda Boland tornou ilegal sob a lei dos EUA fornecer armas aos militantes Contras. No entanto, a administração Reagan continuou a armar e financiar os Contras com o surgimento do plano Irã-Contras, nos termos do qual os EUA secretamente venderam armas aoIrã em violação da lei dos EUA em troca de dinheiro usado pelos EUA para fornecer armas para os Contras em violação da Emenda Boland, foi planejado e executado por um número de altos oficiais de Reagan, incluindo o Conselheiro de Segurança Nacional Robert McFarlane, o vice-conselheiro de Segurança Nacional, o almirante John Poindexter, o Secretário de Estado Adjunto Elliott Abrams, o oficial do Conselho de Segurança Nacional, o coronel Oliver North e outros. Quando o público de alguma forma soube disso, ficaram conhecidos como o escândalo Irã-Contras.
O governo sandinista liderado por Daniel Ortega ganhou decisivamente as eleições de 1984 na Nicarágua, que os observadores ocidentais consideraram livres e justas. As eleições nacionais de 1984 foram realizadas durante o estado de emergência necessário em virtude da guerra travada contra os insurgentes dos Contras e dos bombardeios orquestrados pela CIA. Muitos presos políticos estavam ainda detidos quando ela ocorreu, e nenhum dos principais partidos de oposição participaram devido ao que alegavam sofrerem ameaças e perseguição do governo. Os EUA continuaram a pressionar o governo por armar ilegalmente a insurgência dos Contras. Em 5 de outubro de 1985, os sandinistas ampliaram o estado de emergência iniciado em 1982 e suspenderam muitos mais direitos civis.
Tal como os Contras, a insurgência continuou, financiada pela ajuda dos EUA, os sandinistas lutavam para manter o poder. Eles foram derrotados em 1990, quando terminou o SOE e procedeu a uma eleição que todos os principais partidos de oposição participaram.
El Salvador – 1980-1992
Na Guerra Civil de El Salvador entre o governo liderado por militares de El Salvador e a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional(FMLN), uma organização guarda-chuva ou coligação de cinco milícias de esquerda, os EUA apoiaram o governo militar de El Salvador. Os norte-americanos também apoiaram os democrata-cristãos centristas, que foram alvos de esquadrões da morte. As forças de segurança foram divididas entre reformistas e os extremistas de direita, que utilizou esquadrões da morte para deter as mudanças políticas e econômicas. A administração Carter repetidamente interveio para evitar golpes de direita. A administração Reagan ameaçou repetidamente suspensões ajuda para deter as atrocidades de direita. Como resultado, os esquadrões da morte fizeram planos para matar o embaixador norte-americano. Depois de anos de combates sangrentos; os rebeldes foram forçados, em parte devido ao envolvimento dos EUA, a admitir a derrota. Então os EUA ameaçaram cortar a ajuda ao regime de El Salvador, a menos que fossem feitas as reformas democráticas, o que pode permitiram que os rebeldes se reagrupassem. O regime aceitou. Como resultado, uma nova Constituição foi promulgada, as Forças Armadas foram regulamentadas, uma força policial “civil” foi criada, a FMLN transformou-se de um exército de guerrilha a um partido político que concorreu em eleições livres e justas, e uma lei de anistia foi regulamentada em1993 .
Camboja – 1980-1995
A administração Reagan tentou aplicar a Doutrina Reagan para auxiliar os movimentos de resistência anti-soviéticos no exterior para o Camboja, que estava sob a ocupação vietnamita após o genocídio cambojano realizado pelos comunistas do Khmer Vermelho. Os vietnamitas haviam instalado uma ditadura comunista liderada por um dissidente do Khmer Vermelho. Segundo Rudolph Joseph Rummel, a fome, a invasão vietnamita, a ocupação, o governo fantoche, a guerra de guerrilha em andamento, que se seguiu morreram 1,2 milhão de cambojanos, além dos cerca de 2 milhões que haviam sido mortos pelo Khmer Vermelho. Ironicamente, o maior movimento de resistência em combate ao governo comunista do Camboja foi majoritariamente composto por membros do antigo regime do Khmer Vermelho, cujos registros do direitos humanos foi entre os piores do século XX. Portanto, Reagan autorizou a concessão de ajuda a um menor movimento de resistência do Camboja, uma coalizão chamada Frente Popular de Libertação Nacional do Khmer, conhecido como o KPNLF e dirigido por Son Sann, em numa tentativa de forçar um fim à ocupação vietnamita. Eventualmente, os vietnamitas se retiraram, e o regime comunista do Camboja caiu. Mais tarde, as tropas dos EUA, em concertação com as forças da ONU, invadiram o Camboja e a realizaram eleições livres.
Angola – Década de 1980
A intervenção militar cubana em apoio da ditadura comunista do MPLA em Angola levou a décadas de guerra civil que custou 1 milhão de vidas. . A administração Reagan ofereceu ajuda secreta a um grupo de rebeldes anti-comunistas liderados por Jonas Savimbi, chamado UNITA, cuja insurgência forçou um fim à ocupação de Cuba.
Filipinas – 1986
Os Estados Unidos tinham há muitas décadas mimado o ditador Ferdinand Marcos, assim como o regime que abusou dos direitos humanos e sua esposa Imelda Marcos que pilharam seu país de bilhões de dólares. O apoio dos EUA foi baseado no desejo dos militares norte-americanos no território filipino para suas bases navais. Mas alguns presidentes americanos, como tal Ronald Reagan, foram realmente afeiçoados a Marcos, chamando-o de “combatente da liberdade.”
Não obstante a história do apoio dos EUA, quando seu controle do poder foi caindo, os Estados Unidos, por temer que o antigo aliado tornara-se passivo, desempenhou um papel significativo em pressionar Marcos a renunciar e a transição pacífica para a democracia nas Filipinas.
Desde o fim da Guerra Fria
Iraque – 1992-1995
De acordo com ex-agentes da inteligência dos EUA entrevistados pelo The New York Times, a CIA orquestrou uma campanha de bombas e sabotagem entre 1992 e 1995 no Iraque através de uma das organizações insurgentes, o Acordo Nacional Iraquiano, liderado por Iyad Allawi. A campanha não teve efeito aparente em derrubar o governo de Saddam Hussein.
De acordo com o governo iraquiano na época e o ex-agente da CIA, Robert Baer, a campanha de bombardeio contra Bagdá incluiu tanto o governo como alvos civis. De acordo com este antigo agente da CIA, alvos civis incluíram um cinema e um atentado contra um ônibus escolar e com alunos mortos. A campanha foi dirigida pela CIA, Dr.Iyad Allawi, depois instalado como primeiro-ministro interino pela coalizão liderada pelos EUA que invadiram o Iraque em 2003.
Venezuela – 2002
Em 2002, Washington é reivindicado ter aprovado e apoiado um golpe contra o governo venezuelano. Altos oficiais, incluindo o Enviado Especial para a América Latina e figura condenada pelo Irã-contras, Otto Reich, e o “czar da democracia” de George W. Bush, Elliott Abrams, foram supostamente parte da trama. Os golpistas, incluindo Pedro Carmona, o homem instalado durante o golpe como o novo presidente, visitaram a Casa Branca meses antes do golpe e continuaram até semanas antes do golpe. Os conspiradores foram recebidos na Casa Branca pelo encarregado do Presidente George W. Bush sendo responsável político para a América Latina, o Enviado Especial Otto Reich. Tem sido afirmado por fontes de notícias venezuelanas que Reich foi o mentor do golpe de Estado .
Os EUA também financiaram grupos de oposição no ano que antecedeu ao golpe, centenas de milhares de dólares foram canalizados em doações dos EUA e grupos de oposição da Venezuela ao presidente Hugo Chávez, incluindo os grupos trabalhistas cujos protestos desencadearam o golpe. Os fundos foram fornecidos pela National Endowment for Democracy (NED), uma organização sem fins lucrativos, cujas raízes, de acordo com um artigo publicado na Slate traçam de volta para a final dos anos 1960, quando o público soube que a CIA secretamente fazia maquinações para financiar partidos e ativistas para se opor aos soviéticos. O Congresso americano criou o NED em 1983, que desembolsa dinheiro para grupos pró-democracia em todo o mundo e fazem isso abertamente . O Departamento de Estado está a analisar se um ou mais destinatários do dinheiro da NED podem ter ativamente conspirado contra o governo venezuelano .
Oficiais da administração Bush e fontes anônimas reconheceram a reunião com alguns dos planejadores do golpe nas várias semanas que antecederam 11 de abril, mas negaram veementemente que incentivaram o golpe em si, dizendo que insistiam em meios constitucionais. Por causa dessas alegações, o Senador Christopher Doddpediu uma revisão das atividades dos EUA que antecederam e durante a tentativa de golpe. O relatório do Gabinete do Inspector-Geral do Departamento de Estado dos Estados Unidos não encontrou nenhuma “irregularidade” das autoridades dos EUA ou no Departamento de Estado ou na Embaixada dos EUA .