COINTELPRO (Programa de Contra Inteligência, acrônimo da denominação em inglês Counter Intelligence Program.
Programa secreto criado por J. Edgar Hoover, constituído por uma série de operações ilegais e clandestinas conduzidas pelo FBI – a Polícia Federal Americana – (Federal Bureau of Investigations, em Inglês), que foi implantado e executado entre os anos de 1956 até após 1971. Entre seus objetivos estavam os de desestabilizar grupos de protestos, de esquerda, ativistas e dissidentes políticos dentro dos Estados Unidos.
Dentre as atividades ilegais realizadas pelo FBI estavam interceptação de correspondência e comunicações, incêndios provocados, escutas telefônicas ilegais e assassinatos. COINTELPRO constituiu-se como um terrorismo de Estado conduzido em nome da “Segurança Nacional”.
As diretrizes dadas pelo Diretor do FBI J. Edgar Hoover, eram de que os agentes do FBI tinham a missão “expor”, “enganar”, “provocar desentendimentos”, “destruir a credibilidade”, como também “neutralizar” as atividades e os líderes de quaisquer movimentos que ele listasse como ameaças a segurança nacional Americana