QUANTUM (programa de vigilância) é o codinome de um programa secreto da NSA, que invade e monitora computadores off-line em todo o mundo, via ondas de rádio. Foi revelado pelo The New York Times em 14 de janeiro de 2014, com base em documentos fornecidos por Edward Snowden.
A tecnologia secreta, permite à NSA inserir e alterar dados em computadores, mesmo que eles não estão conectados à Internet. Quantum também ataca efetivamente iPhones e servidores de redes. Com o tempo, a NSA atualizou a tecnologia para torná-lo mais fácil de acessar os sistemas de computador sem a necessidade de acesso físico.
A partir do estabelecimento do contato com o computador, uma estacão portátil da NSA, a Nightstand pode então inserir os pacotes de dados mais rapidamente do que usando métodos tradicionais em que a o software é inserido no computador atacado, por exemplo, através do acesso a redes de computadores. O QUANTUM permite que a NSA envie falsas informações mais rápido do que downloads autênticos.
Além de espionagem, Quantum ajuda a NSA a transmitir malwares para computadores e redes e lançar ataques cibernéticos coordenados.
Enquanto no caso de softwares, a maioria deles é inserida através do acesso a redes de computadores, o fato desta tecnologia usar ondas de rádio, permite que a NSA tenha acesso aos computadores mesmo que estejam off-line.
O QUANTUM substituiu o outro software usado anteriormente para contaminar computadores – o Sistema FOXACID, também parte dos itens disponibilizados para a NSA pela divisão chamada Operações de acesso adaptado (TAO) NSA, sigla (TAO).