O revólver calibre 38, também conhecido no meio policial como “três-oitão” ou “canela seca” deixou de ser usado pela Polícia Militar desde janeiro. A arma, que ficou nas mãos dos policiais por quase 90 anos, deu lugar à pistola .40, segundo a Folha de S.Paulo.
A pistola é de uso restrito e não é comercializada para civis. Mais moderna e eficiente, segundo o comando da PM, ela tem funcionamento semiautomático, enquanto o aposentado revólver calibre 38 é mecânico.
O comandante-geral da PM, Álvaro Camilo, disse à Folha de S.Paulo que o novo armamento tem menor risco de a bala transfixar o alvo e acertar outras pessoas além do criminoso. Além disso, tem maior poder de impacto contra o alvo.
Diferenças
A pistola .40 pode receber de 7 a 17 projéteis, enquanto o aposentado “três-oitão” comporta no máximo 7. Por ser semiautomática, a pistola .40 é mais ágil nos disparos do que o aposentado 38.
A velocidade com que as balas saem dos canos das duas armas apresenta uma discrepância grande. No “canela-seca”, elas são disparadas a 230 m/s, enquanto na pistola .40 o projétil atinge velocidade de 302 m/s.